A Osteopatia

Do grego osteon (ὀστέον), "osso" e patheia (-πάθεια), "doença" , é uma prática de medicina alternativa que considera o corpo como uma unidade de sistemas inter-relacionados que trabalham conjuntamente para assegurar uma boa saúde. É o conhecimento da estrutura, relação e função de cada parte do corpo humano na procura da correcção de disfunções que comprometam o funcionamento harmonioso do mesmo.


Teve a sua origem no final do século XIX quando o médico norte-americano Andrew Taylor Still identificou a inter-relação entre o sistema músculo-esquelético e o resto do corpo. 

O corpo possui a capacidade de se reequilibrar. É função do osteopata ajudar neste processo através de procedimentos manuais. 

O tratamento osteopático permite ao paciente conseguir uma postura correcta melhorando a sua capacidade funcional, recuperando a harmonia corporal promovendo-lhe bem estar e saúde. 

O trabalho do osteopata é também preventivo, evitando que disfunções assintomáticas se tornem dolorosas. É eficaz como complemento a práticas médicas e baseia-se numa abordagem holística encarando o corpo como um todo inserido no seu meio ambiente. 

A Osteopatia é uma ciência cada vez mais necessária a uma vida saudável.

Patologias

Tratamentos eficazes para as seguintes Patologias:

  • Distúrbios de Sono
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Dores Articulares
  • Tonturas
  • Recuperação de AVC´s
  • Escolioses
  • Hérnias discais
  • Torcicolos entorses,
  • Tendinites,
  • Epicondilites,
  • Síndromes do túnel cárpico
  • Dores nos ombros,
  • Problemas da articulação temporo-mandibular (ATM),
  • Tensões e contracturas 
  • Enxaquecas / dores de cabeça,
  • Problemas digestivos,
  • Vertigens,
  • Sinusites,
  • Tensão pré-menstrual,
  • Obstipação

 

Microfisioterapia

A microfisioterapia é uma técnica de Fisioterapia manual criada pelos franceses Daniel Grosjean e Patrice Bénini. Sua elaboração e formulação foram iniciadas na década de 80, baseando-se nos estudos de embriologia e também na filogênese.

 

A técnica consiste em identificar os traços deixados por eventos ocorridos e não eliminados pelo organismo, que a posteriore, manifestam-se de diversas formas.

Acredita-se que cada evento, seja físico ou psicológico, deixe marcas no envólucro humano (corpo) que possam desencadear dores e doenças em outros órgãos.

O fisioterapeuta, através da micropalpação, procura no corpo do paciente o local onde foram instaladas as cicatrizes celulares (memórias), as quais provocaram os sintomas. Quando encontrados os “traumas”, estimula-se manualmente, com atos que simulam a agressão e desencadeiam o processo de auto-correção, restabelecendo as funções do organismo, eliminando as doenças e promovendo a saúde.

O tratamento pode ser preventivo ou curativo, sendo realizado após uma agressão ou um evento de perturbação, no intuito de auxiliar o corpo a reagir e promover sua autocura. Isso tudo não se opõe à medicina de emergência (drogas, cirurgias, etc.). A microfisioterapia não causa uma ação direta no sintoma, como um remédio de emergência, mas sim em sua causa primária.

Seus princípios de cura são semelhantes aos da homeopatia, já que ambas seguem duas leis: a cura pelo infinitesimal (o medicamento diluído, a palpação mínima) e pela similitude (o semelhante cura o semelhante). É um método que vem a complementar a medicina tradicional.

Atualmente cerca de 5.000 microfisioterapeutas atuam na Europa[carece de fontes], a maioria na França e na Bélgica. No Brasil, a técnica começou a ser difundida em 2005, tratando-se de um curso de especialização para fisioterapeutas, com duração de dois anos.

 

 

Feldenkrais

O Método de Feldenkrais®, é um processo de aprendizagem somática que se transmite em sessões de grupo chamadas ATM (Consciência pelo Movimento, pela sua sigla em inglês – Awareness Through Movement), ou em sessões individuais chamadas IF (Integração Funcional).  

O método Feldenkrais permite um processo de aprendizagem baseado na auto-educação.  

Ao longo das lições o aluno é guiado pelo professor a descobrir formas diferentes de se mover, e alcançar  um movimento eficiente e gracioso que geralmente se propagam em outros aspectos da vida.  

Numa sessão, um Professor de Feldenkrais direcciona a atenção para padrões de movimento habituais que são considerados ineficientes ou tensos, e tenta ensinar novos padrões usando movimentos suaves, lentos e repetidos.

Terlaser Deixar de Fumar

TerDeixardeFumar

«A vossa alma é, muitas vezes, uma campo de batalha em que a razão e o entendimento se encontram em guerra contra a paixão e o desejo»

O Profeta, Kahlil Gibran

DEIXAR DE FUMAR COM LASERTERAPIA

A terapia para Deixar de Fumar da TerLaser consiste na estimulação de determinados pontos auriculares, rosto e testa através da utilização de um laser terapêutico de baixa intensidade (LLLT – 50mW). O efeito do tratamento incide sobre os sintomas físicos de abstinência da falta de nicotina (ansiedade, irritabilidade, stress), diminuindo-os ou eliminando-os, tornando a fase inicial da cessação tabágica mais fácil e aumentando as possibilidades de sucesso.

A consulta tem a duração média de 90min e é dividida em três partes.

ACOMPANHAMENTO

Durante os 3 meses seguintes após a consulta para Deixar de Fumar/Redução de Apetite tem a possibilidade de efetuar um novo tratamento sem custo no caso de necessidade.

Cada pessoa é um caso, durante os 3 meses seguintes após a consulta para Deixar de Fumar será acompanhado (por telefone) pelo seu terapeuta, dando-lhe conselhos e sugestões a nível alimentar e gestão do dia a dia.

A CONSULTA – 90’

1ª Parte – O conhecimento do ex-fumador – 20’

Preenchimento da ficha do paciente, onde se pretende conhecer o perfil do fumador, hábitos de consumo, há quantos anos fuma, porque quer deixar de fumar, rotinas, etc. (Queremos conhecê-lo/a para poder personalizar e adequar as estratégias em função da sua personalidade e vida que tem).

Explicação em detalhe, o tratamento de Laserterapia, efeitos e contra-indicações (epilepsia, uso de pacemaker, hipertiroidismo, gravidez até às 12 semanas e tumor maligno na região irradiada).

2ª Parte – Terapia Cessação Tabágica – 50’

Nesta parte é realizada a laserterapia, com uma duração média de 50 minutos. O ex-fumador deita-se confortavelmente numa marquesa, recebendo o tratamento relaxante e tranquilizador. Durante o tratamento poderá conversar com o seu terapeuta ou apenas desfrutar da terapia. Vai gostar bastante desta experiência.

3ª Parte – Elaboração de estratégias para os dias seguintes – 20’

A última parte consiste na análise de comportamentos diários, agora sem tabaco. Damos sugestões e elaboramos consigo uma estratégia personalizada para gerir o seu dia-a-dia sem tabaco. Apresentamos soluções para lidar com o stress, nutrição e comportamentais para estar preparado e seguro na nova etapa mais saudável.